modalidades

Segundo Bittencourt e Amorim (2006), a patinação se divide em algumas modalidades onde as mais conhecidas são hóquei sobre patins, slalom in line, vertical, street park, high jump, patinação artística no gelo e sobre rodas, patinação de velocidade e futins.

De acordo com Zechin (2003) o hóquei em linha sobre patins é um jogo coletivo praticado por duas equipes compostas por dez jogadores cada uma sendo, um goleiro, dois defesas, dois atacantes, um goleiro reserva, dois atacantes reservas e dois defesas reservas, a substituição pode ser realizada a qualquer momento e quantas vezes for necessária.

Segundo Grieco e Fortti (1998, apud ZECHIN, 2003) a quadra onde são realizados os jogos é fechada nos seus quatro lados, o comprimento da quadra de jogo varia entre 36 a 44 metros e a largura entre 18 a 22 metros. De acordo com um sorteio que é realizado no início do jogo cada equipe ocupa a sua devida metade da quadra com o objetivo de marcar o maior número de gols evitando que a equipe adversária faça o ataque.

Zechin (2003) cita que o jogo de hóquei sobre patins pode ser realizado de dia ou à noite em local descoberto ou coberto, tendo duração de 40 minutos sendo dois tempos de 20 minutos com intervalo de 5 minutos entre o primeiro tempo e o segundo e utilizar como instrumento de jogo um par de patins, os sticks que são ferramentas confeccionadas de madeira ou plástico para conduzir a bola, a puck que é a bola confeccionada de cortiça e revestida de borracha de cor única para contrastar com a cor da quadra e equipamentos de proteção como caneleiras, joelheiras e luvas.

A patinação artística no gelo e sobre rodas segundo Bittencourt e Amorim (2006) surgiu em na Europa em 1880 sendo uma modalidade que alia a técnica com a expressão corporal. A patinação artística no gelo de acordo com a Confederação Brasileira de patinação se iniciou com Jackson Haines, norte-americano mestre do ballet que teve a idéia de introduzir a coreografia, a dança e a música na patinação no gelo. A modalidade é dividida em individuais feminino e masculino que se divide em 2 programas sendo eles curto com elementos obrigatórios e o livre com movimentos não obrigatórios para um certo período de tempo especificado na música escolhida, nos pares de dança os elementos são executados como um espelho, isto é, lado a lado onde os patinadores realizam piruetas sincronizadas e levantamentos e sincronizada que tem uma equipe de 16 atletas que realizam movimentos de saltos, piruetas entre outros de forma totalmente sincronizada.

De acordo com DaCosta (2006) a patinação de velocidade constitui em uma modalidade individual ou em equipe, onde tem o objetivo de fazer o melhor tempo no percurso total. A patinação de velocidade pode ser praticada em pista plana ou com curvas elevadas, em estradas podendo ser em meio fundo e fundo. As disciplinas de patinação de velocidade são divididas em pista longa masculino tendo como percurso 500, 1000, 1500, 5000 e 10.000 metros contando com uma equipe de 3 atletas, e feminino 500, 1000, 1500, 3000 e 5000 com uma equipe de 3 atletas,  pista curta masculino com 500, 1000, 1500 e 5000 e pista curta feminino com 500, 1000, 1500 e 3000 com equipes de 5 atletas. Ou também podem existir maratonas normalmente disputadas em contra relógio com até 84 km.

O slalom inline é uma modalidade que tem o objetivo de correr entre cones efetuando manobras, no menor tempo possível, e também pode ser praticado com estilo livre, onde são realizadas manobras, acrobacias e danças ao redor de uma linha reta de cones. O slalom pode ser praticado com patins em linha ou patins de quatro rodas. 


O high jump tem o objetivo de saltar o mais alto possível sobre um obstáculo, onde sua melhor manobra é o “best trick”. O Street engloba giros de 180° 360° até 900° e manobras como gaps e grinds que são manobras executadas em rampas, quinas e corrimões. O Vert é muito semelhante às manobras feitas no street, mas em rampa de madeira com forma de U conhecida como halfpipe, onde também são executados giro de 180° a 1080°, alem dos grinds e saltos mortais. E o park que é uma modalidade praticada em pistas especializadas que contém obstáculos e mini-ramps, quartes-pipe, funbox, box, corrimãos, rampas de 45 graus, muro para wall-rides, canyon, jump-lauchers. (http://dragoesinline.forum-livre.com/historia-f5/historia-do-inline-t3.htm.tradução nossa, 2010).

Segundo a Associação Brasileira de Futins (s/d), o esporte surgiu em 1996, é um esporte semelhante ao futsal, é praticado na quadra de futsal disputado por duas equipes com cinco jogadores, quatro de linha e um goleiro, cada partida dura quarenta minutos dividida em duas etapas de vinte minutos. Capacete e joelheiras são itens obrigatórios, durante o jogo não é permitido dar carrinhos, continuar jogando enquanto está no solo e o goleiro não pode apanhar a bola com as mãos. O futins é uma modalidade esportiva que vem crescendo consideravelmente, é muito divertido e pode ser praticado por meninos e meninas.